Reflexões sobre o Dia Internacional da Mulher – Post 1/Mulher

Amanhã é celebrado o Dia Internacional da Mulher.

Por entender e participar das políticas sociais, o COBG percebe que, antes de ser uma data de comemoração por direitos já conquistados, também é um dia de reflexionar e discutir a igualdade de gênero e as especificidades de uma minoria (atentando-se para o fato de que não é assim dita no sentido numérico, e sim no sentido expressivo).

A partir dessa temática, vamos ter 8 posts durante o mês de março falando sobre a Mulher e suas diversas lutas.

O primeiro deles, baseado em informações da Organização das Nações Unidas (ONU) e outras fontes, lembra o histórico que levou a eleição da data de 8 de março como Dia Internacional da Mulher.

Boa leitura, e esperamos sugestões, comentários e críticas ;)

——————————————————————————————————————–

Um breve histórico do Dia da Mulher

Há várias histórias diferentes sobre o Dia Internacional da Mulher. Todas elas, entretanto, são unânimes ao falar da reflexão do que é ser mulher e das dificuldades enfrentadas pelo gênero feminino ao longo dos séculos. A ideia de celebrar um dia para elas surgiu no início do século XX nos Estados Unidos e na Europa, a partir da luta pelo sufrágio, assim como de melhores condições de vida e de trabalho das mulheres que passaram a incorporar a mão-de-obra na indústria. A primeira celebração foi em 28 de fevereiro de 1909, USA, depois em 19 de março de 1911, vários países. Na Rússia, as comemorações do Dia Internacional da Mulher foram o estopim da revolução de 1917.

Hoje, o pior incêndio da história de Nova York até o 11 de setembro, que ocorreu na fábrica da Triangle Shirtwaist, matando 146 trabalhadores (a grande maioria mulheres), é associado a data. A causa teria sido o conjunto de más condições de segurança do prédio. O sinistro, entretanto, aconteceu em 25 de março.

Depois de alguns anos no esquecimento, o dia foi recuperado pelo movimento feminista na década de 1960, mas só foi chancelado pela ONU em 1977 para lembrar as conquistas sociais, políticas e econômicas das mulheres.

2 ideias sobre “Reflexões sobre o Dia Internacional da Mulher – Post 1/Mulher

  1. Pingback: Vamos falar de menstruação? – Post 3/Mulher | Circulo Operário Bento-Gonçalvense

  2. Pingback: Só para elas – Post 8/Mulher | Circulo Operário Bento-Gonçalvense

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>